sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Meryl Streep fodástica!

Ontem fui assistir a Hope Springs, com Meryl Streep e Tommy Lee Jones (não sei o nome em português e tampouco estou com vontade de procurar no Google. Sim, vai começar aquela história antipatiquérrima de dizer "não sei como é em português". Fazer o quê?)

Digressão: aqui na porra de Québec (aí, na boa, quem me disse que a cidade era maravilhosa me enganou bonito. Cidade parada da porra, mas isso é para outro post), 99% dos filmes que passam no cinema são dublados em francês. Muita bitolação/xenofobia isso (o que, para mim, são sinônimos). O filme pode ser sueco, japonês, iraniano, mas eu prefiro MIL vezes ver a versão original e ler a legenda. Você perde muitos detalhes na versão dublada. Fora que, vamos combinar, ver a Meryl Streep falando francês e com uma voz que não é dela é heresia total! Mas como Deus é misericordioso (às vezes; outras, ele bota pra foder merrrrmo!), às terças e quintas tem UMA sessão em inglês no fim da tarde no cinema Le Clap, em Sainte-Foy, o bairro dos chiques e famosos (aliás, só dos chiques, porque claro que não existe UMA pessoa famosa que more na porra de Quebec).

Voltando...o filme é bom pra KCT, daqueles filmes que levam a gente a pensar na própria vida, nos erros que cometeu e, puta merda, como pude ser tão idiota, mas aí você percebe que o MUNDO comete os mesmos erros que você e fica mais calma; que, na verdade, os erros, trapalhadas, imaturidades etc não são seus, são da humanidade inteira! Tive vários momentos de identificação com o filme. Não é preciso passar 31 anos casado e chegar ao 70 de idade para se sentir sozinho numa relação. Todo mundo já passou por isso, em momentos diferentes da vida. (Muito cabeça esse papo, mas é consequência do filme mesmo.)

Tem lá seus trechos engraçados, como o início da terapia de casal dos protagonistas com o Steve Carrel. Aliás, o Tommy Lee Jones também está sensacional no filme, mas a Meryl Streep é fodástica merrrmo, ninguém se compara! Existem pouquíssimas pessoas na categoria que chamo de "os fodásticos": Madonna, Meryl Streep, Whitney Houston (nunca ouvi uma voz mais linda, potente, afinada etc que a dela), Michael Jackson e alguns poucos outros. O Steve Jobs ameaça entrar na categoria, mas ainda não consegui terminar de ler a biografia dele, portanto ainda não decidi se vou promovê-lo a fodástico ou não. Está mais pra categoria dos esquizofrênicos neste momento do livro. Ah, e lógico, no que se refere à língua portuguesa, produção editorial, conselhos fuderosos de bons e dar foras fenomenais em mim, a Coisa também é fodástica!

O que mais me admira (e um dos fatores preponderantes para eu incluí-la na categoria dos fodásticos) é que a Meryl Streep tem os traços muito Meryl Streep. Ninguém se parece com ela, o que poderia ser uma desvantagem para uma atriz comum, cujos personagens ficariam sempre por trás dos traços inconfundíveis e exóticos. Mas como ela é fodástica, você não vê a atriz, só os personagens. Alguém duvida de que a Miranda Priesley exista? (Sim, eu sei que a personagem foi inspirada na Anna Wintour, mas estou falando da própria Miranda Priesley.) Os personagens dela são reais, você poderia esbarrar com qualquer um deles na esquina. FODÁSTICA!!!

Vejam o filme! Muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga lá!