terça-feira, 9 de outubro de 2012

Foi você, né, desgraçado???


Rapaz, descobri, finalmente, quem foi o corno safado que inventou os logaritmos!!! Vocês vão ligar logo o nome à pessoa, ó: Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi, matemático de Bagdá, safado, que inventou a álgebra. Sacaram o nome dele, né? Al-Khwarizmi que, depois de uma porrada de processos fonológicos, chegou a algoritmo em português.

Tenho o maior respeito por Newton, Einstein, Arquimedes e toda essa galera cabeçuda que possibilitou a evolução do mundo. Sério merrrrrmo, tenho uma admiração fodida por eles todos. Agora, esse cabra foi o responsável por uma das maiores frustrações da minha vida! NUNCA consegui aprender logaritmo em toda a minha vida escolar! E olha que foram váááárias tentativas: da oitava série do ginásio ao terceiro ano do segundo grau (sim, na minha época era assim que se chamava).

Sou tinhosa pra caralho! Quando decido que vou aprender alguma coisa, não sossego até a parada fazer sentido pra mim (porque, na base da decoreba, não vale. Sou adepta do pensamento de que a gente só aprende, de fato, algo, quando faz sentido pra gente). Acho que foi no segundo ano do segundo grau que decidi que aprenderia essa porra a qualquer custo. Pois bem, me lembro como se fosse hoje. Sentei a bunda na cadeira, assim que cheguei do colégio, e passei o dia INTEIRO lendo uma porrada de livros de matemática pra tentar criar alguma porra de sentido na minha cabeça que me fizesse entender aquilo (com outras abordagens, quem sabe?). Nada! Não rolou. Foi a primeira vez que me vi completamente incapaz de aprender alguma coisa. Porra, até hoje carrego este trauma.

Muito resignadamente, cheguei para o Fred, o professor de matemática, e falei: “Professor, véi, na boa, não vai rolar, não. Vamos combinar uma coisa? Você evita colocar muitas questões sobre logaritmos na prova para que eu não seja reprovada, porque, inevitavelmente, vou deixar todas em branco. Combinado?” Acho que minha expressão de completa sinceridade, que vinha do âmago da minha alma, gerou certa compaixão nele. Resultado: me formei no segundo grau sem nunca ter aprendido logaritmo e, graças a Deus, nunca mais precisei me deparar com eles até hoje.

Mas, na minha cabeça, sempre permaneceu a curiosidade: “Quem foi o cabra maldito que inventou essa porra???” Agora, fazendo um trabalho, descobri o desgraçado! Com 20 anos de atraso, posso mandar, do alto de todo o trauma enrustido na minha alma: “Vá pra puta que te pariu, Al-Khwarizmi!!!

Pronto, falei, tô beeeeeem mais leve!

2 comentários:

  1. Po, vou pedir pro meu pai te ensinar! Se EEEUUU aprendi (óbvio que já esqueci), vc aprende mole.. resolveremos esse problema nessa encarnação, fofs!! hahahahahahah beijosss

    ps: matematica sucks

    ResponderExcluir
  2. Fofs, que bom te ver por aqui de novo!!!

    Querida, se seu pai conseguir me fazer entender logaritmo, mando fazer um busto de ouro dele, coloco na sala da minha casa e vou adorá-lo (o busto) todos os dias!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Diga lá!