quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ataque de riso fenomenal!




Como vocês bem sabem, sou dada a ataques de riso intermináveis e involuntários. Simplesmente, não tenho qualquer controle sobre eles. Quando um chega, às vezes leva hooooras pra ir embora. E eles chegam sem aviso prévio (o povo da Campus bem sabe disso. Todo mundo trabalhando na maior concentração, silêncio profundo. Era eu me lembrar de alguma coisa engraçada e começar a rir, de ficar roxa, sem fôlego, e quanto mais as pessoas me olhavam, mais eu ria. Tipo ciclo vicioso do mal merrrrmo!).

Bem, até então, eu vinha me comportando muito bem nas aulas de francês. Claro que é normal as pessoas errarem (eu também, claro), porque, afinal, estamos no curso básico, ninguém sabe a língua. Mas, cá entre nós, que Deus me perdoe, mas tem gente muito burra neste mundo!!! Misericórdia!

O tal do japonês está até hoje tentando responder à primeira pergunta que a professora fez no primeiro dia de aula (há um mês): “Comment tu t’appeles?”, coitado. O cabra só fala japonês, portanto, não adianta a professora tentar ajudar com inglês, espanhol, aramaico, russo, língua nenhuma!

Hoje, tive um ataque de riso fenomenal, daqueles que, por mais que pense na coisa mais triste do mundo (o fato de estar dura que nem um coco, o fato estar passando um frio fodido, o fato de estar há 3 meses sem comer comida japonesa de boa qualidade, estar desempregada, não ver a Coisa há 3 meses e todas as demais desgraças do universo), não consigo parar!

Tem um canadense na turma que morou a vida toda no Peru, portanto, não fala francês. Mas o cabra é burro feito uma porta! Daquelas pessoas que nem se esforçam pra tentar entender, sabe como? Tenho paciência, não. Se, pelo menos ele fosse esforçado, eu daria um desconto.

Pois bem, hoje aprendemos uma pergunta nova: “Ça fait combien du temps que tu es arrivé au Québec?" (Há quanto tempo você chegou em Quebec?). Nada tão absurdo, convenhamos. Todo mundo praticou a pergunta e resposta em duplas, trios etc., sem maiores problemas, por uns 40 minutos, dando várias respostas diferentes para usar as diversas possibilidades. No fim do exercício, hooooras depois, a professora faz a pergunta para o fulano:


Professora: "Fulano, ça fait combien du temps que tu es arrivé au Québec?"

Resposta: "Oui!"


Oi??? Como assim, “oui”? O cara passou os últimos 40 minutos de aula onde, meu Deus?

Rapaz, pra quê? Ri duas horas!!! Todo mundo riu, porque foi engraçado pra cacete! Mas as pessoas normais riram por uns 10 segundos e pronto. O único problema é que eu não consegui parar de rir. Às vezes dava uns mini-intervalos de uns 30 segundos, e lá vinha a gargalhada de novo. A professora já estava em outro assunto e me olhava com cara feira cada vez que eu explodia na gargalhada, o que só piorava a situação.

Ainda bem que não tem prova de fim de curso. Certamente, seria reprovada por mau comportamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga lá!